Vai comprar um óculos de realidade virtual? Veja como escolher

Os óculos de realidade virtual e realidade aumentada estão cada vez mais populares, não é mesmo? Tanto que já tem vários jogos e filmes produzidos pra serem vistos com os aparelhos e isso é muito legal, porque parece que você tá dentro da história! Vem dar uma olhada em como escolher um modelo pra você.

Antes de escolher um óculos VR, confira se o modelo é compatível com o seu smartphone ou notebook. O Samsung Gear VR, por exemplo, é compatível só com o Galaxy S6, S6 Edge e S6 Edge Plus, Note5, S7 e S7 Edge, Galaxy S8 e S8 Plus e o S9 e S9 Plus. Já o Oculus Rift pede que os computadores tenham, no mínimo, uma placa de vídeo GTX 960 ou mais avançada. Então, confira nas especificações do produto se o seu celular ou note se encaixam, tá?

Também é legal saber se o óculos têm acessórios. Por exemplo, alguns já tem fones de ouvido embutido, o que deixa a experiência bem mais imersiva... Agora tem outros, principalmente os pra computador e jogos, que tem controles remotos que rastreiam os movimentos da sua mão pra você pegar objetos ou clicar em coisas no mundo virtual. Assim, a experiência é quase completa!

Mas se o aparelho não tiver esses acessórios, não precisa se preocupar porque você ainda vai conseguir se divertir. Olha só esse aqui da Alcatel, que vem junto com o Idol 4, a tampinha dele é vazada pra que você use os fones de ouvido do próprio celular e ele tem os botões aqui embaixo pra você escolher filmes, jogos e as opções do menu.

Também é legal ficar de olho na resolução do visor. Quanto mais pixels ele tiver, é melhor, porque diminui a sensação de náusea, não fica embaçado nos movimentos e não tem trepidação. Além disso, veja se o modelo  é confortável. Ele não pode ser pesado ou ter muitos fios, porque isso pode te atrapalhar, tá?

Se você usa óculos de grau, é bom provar o aparelho na loja pra ver se dá pra usar junto. Alguns modelos podem sim ser usados juntos, mas outros podem acabar ficando desconfortáveis. 

Até que é fácil de escolher, né gente? Agora você vai ver que usar também é super fácil! É só encaixar o celular e pronto! Na maioria dos aparelhos você não precisa fazer mais nada, alguns pedem pra você baixar um aplicativo ou então fazer umas configurações no primeiro uso. Mas é tudo muito tranquilo!

Ah, se você não está acostumado a usar óculos de realidade virtual, pode sentir um pouco de enjoo e tontura, principalmente, se usar por mais de 30 minutos. Se isso acontecer, dê uma pausa de uns 15 minutinhos antes de voltar pro jogo ou pro filme.

E gente, procure usar em lugares seguros, que não tenham escadas, varandas ou objetos pontiagudos por perto, viu? Como a gente acaba entrando no mundo virtual, pode se machucar se não tomar cuidado com o mundo real!

E aí, consegui te ajudar? E sempre que você tiver uma dúvida sobre tecnologia é só enviar para mim usando esse formulário que fica lá no meu canal no site do olhar Digital! A sua pergunta pode aparecer aqui no programa!

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


Programas de TV

Conheça aplicativos para aprender inglês
Não seja o trouxa da vez: aprenda a se defender!
Aprenda a usar o aplicativo Datally para economizar internet
Veja como receber e-mails de uma conta antiga em uma nova