A Huawei revelou no sábado, durante a IFA 2017, o Kirin 970, processador que moverá seus próximos celulares top de linha, o Mate 10 e o Mate 10 Pro. De acordo com a Reuters, a empresa promete que eles farão seus celulares serem mais rápidos do que os próximos iPhones e do que os tops de linha atuais da Samsung.

Processadores de celular em geral são chamados de CPUs, sigla em inglês que significa “unidade de processamento central”. A Huawei, no entanto, se refere ao Kirin 970 como uma NPU, que significa “unidade de processamento neural”. Isso, segundo o site, é porque ele incorpora técnicas de inteligência artificial que geralmente não podem ser realizadas nativamente por celulares.

publicidade

Com essa tecnologia, os celulares da empresa poderão realizar comandos de voz, traduzir texto e mostrar experiências de realidade aumentada sem a necessidade de uma conexão com a rede. Além disso, de acordo com o site, o Kirin 970 ainda agrega em um único circuito as funções de computação, processamento gráfico e processamento de sinais que normalmente são atribuídas a circuitos diferentes. Dessa forma, esses componentes se comunicam melhor, gerando melhor performance ao aparelho. 

Finalmente, o Kirin 970 é produzido no mesmo processo de 10 nanômetros do Snapdragon 835, por exemplo. Com isso, ele consegue oferecer performance mais rápida num tamanho menor e com menos consumo de energia.

publicidade

Chegando aos líderes

“Na comparação com a Samsung e a Apple, nós temos vantagens”, disse o executivo da Huawei Richard Yu à Reuters. “Usuários poderão ter performance muito mais rápida, bateria mais duradoura e um design mais compacto”, afirmou. Ele assegura que o processador conseguirá garantir aos novos top de linha da empresa uma duração de bateria até 50% maior.

publicidade

São promessas ambiciosas, mas a Huawei tem bons motivos para honrá-las. A empresa chinesa é a terceira que mais vende smartphones no mundo, atrás justamente da Apple e da Samsung, e já disse ter superado a empresa da maçã ao menos uma vez.

As três companhias que mais vendem celulares no mundo são também as três que produzem os próprios processadores: a Apple com a linha A, a Samsung com os Exynos e a Huawei com os Kirin. Como o The Next Web aponta, se o processador da chinesa realmente for tudo isso, ele pode ser o suficiente para dar à empresa uma vantagem sobre a concorrência.