A Valve trabalha para aumentar a lista de jogos compatíveis com o sistema operacional Steam OS, baseado em Linux. E, para isso, a desenvolvedora prepara ferramentas para converter jogos de Windows para o sistema operacional concorrente.

Usuários do Reddit encontraram referências a uma área chamada Steam Play nos códigos do Steam que, de acordo com um texto, serve para fazer jogos rodarem em plataformas alternativas. “O Steam Play vai instalar automaticamente ferramentas de compatibilidade que permitirão rodar jogos da sua biblioteca que foram desenvolvidos para outros sistemas operacionais.”

Os códigos também indicam que alguns jogos vão ter suporte oficial às ferramentas, enquanto outros vão poder ser testados pelos usuários mesmo sem que a compatibilidade seja confirmada pelos desenvolvedores.

O Steam OS é a versão do Linux que a Valve criou como plano B para o Windows. A empresa chegou a lançar máquinas rodando o sistema operacional no passado chamadas Steam Machines, mas elas não ganharam força no mercado. Em relação ao sistema operacional, a empresa confirmou em abril que segue apostando nele, mas não entrou em detalhes sobre projetos futuros.

publicidade

O maior desafio do Steam OS é a biblioteca de jogos: a maioria dos jogos do Steam roda no Windows mas não no Linux, e isso acaba sendo uma barreira para uma adoção mais ampla do Steam OS como plataforma para gamers.

Já existem ferramentas que permitem rodar jogos de Windows no Linux, mas uma oficial da Valve pode ter um grande impacto no desenvolvimento de softwares para o sistema operacional.

A Valve não respondeu a pedidos de comentários sobre o caso ao site ArsTechnica.