A Sony revelou nesta quarta-feira, 28, os jogos gratuitos para o mês de março aos assinantes da PlayStation Plus. No entanto, essa não foi a única do dia para os usuários. A empresa também anunciou uma alteração na distribuição de jogos gratuitos que vai afetar donos do PlayStation 3 e do PS Vita: a partir de 8 de março de 2019, nenhum jogo novo será disponibilizado para os assinantes da PS Plus nesses consoles.

A empresa diz que isso não vai afetar os jogos que já são oferecidos aos donos desses consoles. Quem baixar Mighty No. 9 no PS3 agora, por exemplo, vai continuar podendo jogar no console mesmo após março do ano que vem, e o mesmo vale para qualquer jogo oferecido pelo serviço desde a sua estreia. A exigência de uma assinatura da PS Plus vai ser mantida.

Então os próximos 12 meses vão ser os últimos que donos do PS3 e do Vita vão ganhar jogos de graça. A partir de março do ano que vem, a Sony vai passar a oferecer dois jogos a cada mês, ambos para donos do PlayStation 4.

O encerramento da distribuição de jogos para as plataformas antigas é um sinal do fim da vida útil desses consoles, que já não veem mais o lançamento de novos games há algum tempo. O PS4 também tem se provado altamente popular, de modo que uma boa parte do público já fez a transição há algum tempo.

publicidade

Essa, no entanto, é uma tendência que a Microsoft não deve seguir com o programa Games With Gold. Isso porque os jogos de Xbox 360 que a empresa libera mensalmente são sempre retrocompatíveis com o Xbox One, o que garante maior longevidade aos títulos. Com a estratégia da retrocompatibilidade sendo parte tão importante dos planos para o Xbox, o fim da distribuição de jogos do 360 tende a permanecer por um tempo mais longo. No ecossistema PlayStation, os jogadores precisam manter o PS3 ligado para aproveitar os jogos da PS Plus, o que tende a acontecer cada vez menos com a popularização do PS4.