O controle do PlayStation pode ganhar uma tela sensível ao toque. É isso o que indica uma patente registrada pela Sony que pode dar uma pista do que podemos esperar do futuro PlayStation 5 – ou até mesmo de uma atualização para o PS4 atual.

Os documentos da Sony foram detectados pelo site DualShockers e dão alguns detalhes sobre a tecnologia: a touchscreen seria posicionada onde está o touchpad do DualShock 4, e os botões convencionais continuam existindo na posição em que estão atualmente.

A adição de uma tela sensível ao toque ofereceria uma série de recursos adicionais a jogos: em vez de exibir informações sobre o personagem na TV, esses dados apareceriam na tela complementar no controle. Mapas e até alguns comandos extras para o game também poderiam ser enviados para a touchscreen.

Uma tela extra no controle não é exatamente uma novidade. A Sega tentou isso com o Dreamcast no fim dos anos 2000: para salvar os games, era preciso usar um cartão de memória chamado VMU. Ele tinha uma pequena tela que podia tanto exibir algumas pequenas informações para um jogo, quanto funcionar de maneira independente com um mini-game, por exemplo, que poderia ser levado para qualquer lugar.

publicidade

Mais recentemente, a Nintendo investiu na ideia. Após o sucesso do DS e suas duas telas, a Nintendo lançou o Wii U, que usava um controle no formato de tablet. No caso do console da Nintendo, a tela extra também podia ser usada para jogar alguns títulos sem precisar da TV.

O fato da Sony ter registrado a patente não é garantia de que a tecnologia de fato vai ser implementada. De qualquer forma, o registro pode dar indícios do caminho que a fabricante pretende seguir com o futuro PlayStation 5: a Sony já confirmou que está desenvolvendo um novo console que deve ser lançado nos próximos anos.