Depois da decepção com a versão 6.0 do sistema do PlayStation 4 que não adicionou nenhuma grande novidade, parece que a Sony prepara um dos recursos mais aguardados pelos donos do console para breve: finalmente vai dar para trocar o nome de usuários da rede online PlayStation Network.

Desde que foi lançada, a PSN tem uma limitação bem estranha: a partir do momento que você define um nome de usuário, vai ter que continuar com ele indefinidamente. Então quem se cadastrou no serviço em 2006, quando ele foi lançado, mantém até hoje a mesma identificação. Donos do console pedem para a Sony adicionar essa opção há anos, mas até agora nada.

publicidade

As coisas começaram a mudar no fim de 2017. Durante a conferência PSX, realizada em dezembro, Shawn Layden, presidente dos estúdios de games da Sony, foi questionado sobre o possível recurso. A resposta dele foi animadora para donos do console: “Vocês não vão precisar me perguntar isso na próxima PSX”.

A Sony já confirmou que não realizará uma PSX em 2018, mas isso não significa que os planos de permitir a mudança de nome de usuário tenham sido abandonados. O site Kotaku conversou com diferentes desenvolvedores que disseram que já trabalham na implementação do recurso em seus games. Um deles até mostrou uma imagem do perfil de usuário da PSN já com a opção “editar nome de usuário”.

publicidade

Porém, ainda não há uma previsão de quando isso vai ser enfim implementado para usuários do console. É possível que fique apenas para a próxima grande atualização de software do PS4, que só deve ser liberada no ano que vem. De qualquer forma, após muito tempo de espera, parece que enfim os donos do console da Sony vão poder deixar de lado aquele nome escolhido no passado.