O PlayStation 4 está para completar cinco anos de vida, mas o PlayStation 3 ainda não morreu: ele recebe poucos lançamentos, mas ainda pode ser usado para outras coisas. Como uma central de mídia, por exemplo, adicionando recursos de internet mesmo a TVs que não são smart.

Abaixo explicamos como fazer para usar alguns serviços de streaming de vídeo e música no seu PlayStation 3. É uma boa oportunidade para tirar a poeira do console antigo e encontrar uma nova vida para ele – isso, claro, e reaproveitar alguns dos jogos clássicos lançados para ele.

publicidade

Netflix

O principal e mais popular serviço de streaming de vídeos pode ser rodado diretamente do console da Sony. O aplicativo do Netflix para o PS3 ainda está ativo, disponível na loja oficial do console e permitindo acesso a todo o catálogo de filmes e séries diretamente na sua TV.

publicidade

Para instalar o Netflix no seu console, acesse a PlayStation Store a partir do PS3 e faça uma busca pelo aplicativo do serviço. Você também pode encontrá-lo por aqui, na versão da PS Store para navegadores.

Ao instalar, é só entrar com as credenciais de acesso usadas em outras plataformas e pronto – todo o acervo do Netflix pode ser acessado pelo PS3 e reproduzido na TV. Para navegar pelo app, é possível usar tanto o controle DualShock 3 quanto o seu smartphone – e sem precisar de nenhuma configuração extra, é só logar no console e no celular com a mesma conta para isso.

publicidade

Amazon Prime Video

O Amazon Prime Video oferece muita coisa boa: as produções originais do serviço são bastante elogiadas, e a biblioteca de séries e filmes antigos é bastante atraente. O serviço da Amazon também pode ser acessado diretamente pelo PS3, oferecendo as produções originais e séries de catálogo diretamente na sua TV.

publicidade

O aplicativo pode ser baixado diretamente pela PS Store do console – é só buscar por “Amazon Prime” quando estiver nela – ou então pela versão em desktop da PS Store. Com o app instalado, é só entrar com as suas credenciais de acesso da Amazon para começar a usar o Prime Video na TV, com a navegação sendo controlada pelo DualShock 3.

Spotify

Você também pode usar o PS3 para ouvir música: a Sony tem uma parceria que permite usar o Spotify dentro do console. E, diferentemente dos outros dois, não é preciso baixar nenhum app extra.

O Spotify vive dentro do PlayStation Music. É só procurar pelo recurso na interface do console, entrar com as credenciais de acesso do Spotify e pronto – todo o acervo de música do serviço passa a ser acessível a partir do console. Ainda é possível controlar a reprodução de música a partir de um celular com uso do Spotify Connect, ou então pelo controle DualShock 3.

Diferentemente do que acontece no PS4, no entanto, não é possível reproduzir músicas enquanto um jogo está sendo executado – ou você joga, ou ouve música. É uma pena, mas ao menos o Spotify no console é uma boa maneira de levar o conteúdo do serviço para a TV.

YouTube

Disponível praticamente em todas as plataformas da atualidade, o YouTube também pode ser acessado pelo PS3. O app está disponível na PlayStation Store e pode ser baixado por aqui.

Depois de instalado, o usuário pode tanto usar o controle DualShock 3 para navegar quanto o celular – selecionando vídeos no aparelho e enviando depois para reprodução pelo console.