A Nvidia apresentou a arquitetura de GPUs que será a base de sua próxima geração de placas de vídeo. Chamado de Turing, o novo desenho será mais dedicado à técnica de ray tracing (“traçado de raios”) e já está presente nos três modelos anunciados pela empresa: as Quadro RTX 8000, 6000 e 5000, todas focadas no mercado profissional. A arquitetura também será usada na provável GeForce RTX 2080, uma placa voltada para gamers que, pelo que a marca deu a entender em um vídeo curto, será anunciada na próxima segunda.

As novas placas já anunciadas contam com memória GDDR6 e a mais potente delas tem 48 GB de RAM e largura de banda de 672 GB/s. Para efeito de comparação, uma GTX 1080 Ti tem 484 GB/s. A RTX 8000, no entanto, conta com menos núcleos CUDA, para processamento paralelo, do que a Quadro GV1000, topo de linha da Nvidia com arquitetura atual, a Volta: são 4.608 contra 5.120.

publicidade

Ray Tracing em tempo real com uma placa de vídeo RTX (Imagem: Nvidia)

publicidade

As duas, porém, têm um foco similar em ray tracing graças ao uso da tecnologia RTX em ambas, embora as novas tenham núcleos dedicados a essa técnica de renderização, os RT Cores. O “traçado de raios” garante mais realismo aos gráficos 3D porque se baseia no comportamento real da luz para criar a iluminação de uma cena. Pode até não parecer muito, mas, como lembra o The Verge, a Nvidia descreve essa inovação como a maior desde a introdução dos núcleos CUDA – que tornaram as placas de vídeo bem mais capazes – ainda em 2006.

Nos games, uma GPU dedicada a ray tracing pode significar gráficos ainda mais realistas para os títulos, com maior precisão no desenho de sombras, acompanhando a movimentação do sol na passagem do dia, por exemplo. Por isso, há certa expectativa em torno da possível RTX 2080, como deverá se chamar a próxima placa de vídeo da marca focada em jogos. Esse vídeo da própria Nvidia mostra como funciona a técnica de renderização:

publicidade

A Nvidia tem uma apresentação marcada para a próxima segunda-feira, 20, na Gamescon, na Alemanha. Espera-se que a empresa apresente a nova placa e faça algumas demonstrações técnicas para mostrar a diferença do novo hardware para os topos de linha atuais. Em relação às três GPUs anunciadas na apresentação, a Quadro RTX 5000 tem preço sugerido de 2.300 dólares, enquanto a 6000 e a 8000 saem por, respectivamente, 6.300 e 10.000 dólares, segundo o Engadget.

publicidade