Uma mensagem que está sendo enviada para usuários de PlayStation 4 faz consoles travarem, de acordo com relatos na internet. Distribuída pelo sistema de mensagens da rede PlayStation Network, ela aparentemente conta com um caractere não reconhecido pelo PS4 e prejudica o funcionamento do aparelho.

De acordo com diversos relatos no Reddit, usuários estão recebendo uma mensagem no PS4 que faz o controle e o som do aparelho pararem de funcionar. Reiniciar o console não resolve a situação, e ele se torna praticamente inutilizável.

Ainda não está claro o que causa o problema, mas aparentemente a mensagem conta com um caractere que não é reconhecido pelo console. O caso lembra episódios envolvendo iPhones que também travavam com uma única mensagem enviada a usuários.

Para solucionar o problema, os usuários sugerem duas saídas: uma delas é mais drástica e envolve restaurar as configurações de fábrica do PS4. A outra, mais simples, exige que a pessoa acesse a conta da PSN pelo aplicativo PlayStation para celular ou pelo navegador para apagar a mensagem.

publicidade

Mas caso você não tenha sido vítima do ataque, é fácil se prevenir: como ele exige o envio da mensagem maliciosa por alguém que não está na sua lista de amigos, é só mexer nas configurações de privacidade e limitar quem consegue enviar mensagens para você.

Para fazer isso, entre nas Configurações do console e em Gerenciamento de Conta. Depois, procure pelo menu Configurações de Privacidade e, dentro da área Mensagens, escolha “Apenas Amigos” ou “Ninguém“.

O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sony para saber o posicionamento da empresa sobre o caso, mas não recebeu uma resposta até a publicação da matéria.