Três clientes norte-americanos da Amazon foram condenados a penas entre 2 e 6 anos de prisão por um fraudarem a política de devoluções da loja virtual nos EUA. O trio lucrou 1,2 milhão de dólares dizendo à empresa que suas compras eram extraviadas ou que os produtos chegavam comprados com defeito. Seguindo sua política, o e-commerce, então, enviava a eles um item novo no lugar, sem custo. As informações vêm do site ZDNet.

Quem liderava a fraude era o casal Eran e Leah Finan, ambos de 38 anos. Durante dois anos, a dupla usou identidades falsas para adquirir cerca de 2.700 produtos eletrônicos na Amazon, em uma lista que incluía videogames, notebooks, tablets, smartwatches, câmeras e mais. Depois de receberem cada item, os dois encaminhavam uma reclamação à Amazon, sempre dizendo que havia um problema nos dispositivos ou na entrega.

Novos produtos eram, então, enviados pela loja virtual. Os Finans os repassavam ao comparsa, Danijel Glumac, de 29 anos, que os revendia a um comprador não nomeado em Nova York. Os lucros eram divididos entre os três. O casal acabou conseguindo mais de 750 mil dólares, enquanto seu revendedor ficou com 500 mil dólares.

O trio já havia se entregado, mas a sentença foi emitida apenas no começo desta semana. Um juiz do distrito de Indiana condenou Erin Finan a 71 meses de prisão (quase 6 anos), enquanto Leah Finan deverá ficar 68 (cerca de 5 anos e meio), ambos por fraude federal e lavagem de dinheiro.

publicidade

Glumac, por sua vez, foi condenado a 24 meses na cadeira por venda de bens roubados e também por lavagem de dinheiro. Os três ainda terão que reembolsar a Amazon num valor de pouco mais de 1,2 milhão de dólares.

Após o golpe, a empresa de comércio eletrônico anunciou mudanças em sua política de trocas ainda no mês passado. Usuários que solicitam muitas trocas passaram a ser banidos sem aviso prévio, assim como clientes que devolviam os produtos incorretos.