A atualização de outubro do Windows 10 finalmente foi liberada para todos os usuários, o que chega a ser engraçado, já que isso só está acontecendo em dezembro. Com o update, o sistema trouxe uma série de funções, sendo uma das mais interessantes a capacidade de liberar espaço no HD automaticamente com o OneDrive.

A função chega como uma evolução do recurso Files On-Demand, introduzido no ano passado. Com ele, você pode clicar com o botão direito do mouse em um arquivo armazenado em seu PC e movê-lo para o OneDrive. O arquivo é carregado, mas deixa para trás um espaço reservado no Gerenciador de Arquivos, no qual você pode clicar para fazer o download e abri-lo. Agora esse processo pode ser automatizado.

Veja como:

Sensor de Armazenamento e OneDrive

A funcionalidade permite que o usuário guarde arquivos recentes, e que costumam ser acessados mais frequentemente, seu PC e arquivos mais antigos na nuvem. É uma ampliação de função do Sensor de Armazenamento, que originalmente excluía automaticamente arquivos temporários e dados que estavam na lixeira há mais de 30 dias.

publicidade

Para fazer isso, acesse Configurações > Sistema > Armazenamento e ative o sensor de armazenamento.

Em seguida, clique em “Alterar o modo de liberar espaço automaticamente”, role para baixo até a seção do OneDrive e, na opção “Conteúdo se tornará apenas online se não for aberto por mais de uma vez”, escolha um período: 1 dia, 14 dias, 30 dias ou 60 dias. Veja tela abaixo.

Reprodução

Local versus nuvem

Quando os arquivos são carregados no OneDrive, marcadores são deixados ao lado de cada arquivo para que possam ser identificados facilmente. Você verá três ícones diferentes para arquivos do OneDrive na coluna Status:

  • Nuvem azul: arquivo somente online;
  • Marca de verificação verde no círculo branco: Arquivo armazenado localmente que pode reverter para on-line quando há pouco espaço;
  • Marca de seleção branca no círculo verde: Arquivo armazenado localmente que permanecerá no lugar, não importando o quão pequeno o espaço seja obtido.

Não é necessário se preocupar em decorar esses itens, pois são apenas para informação. O recurso sensor de armazenamento faz tudo automaticamente, liberando o espaço no disco.