O torrent é uma das tecnologias mais utilizadas para a troca de arquivos pela internet, uma vez que ela consegue oferecer boas velocidades e não possui limitações para o tamanho do arquivo a ser enviado ou recebido. Por sua vez, na última semana, um dos programas mais populares dessa categoria passou a ser reconhecido como uma ameaça por softwares antivírus, o que pode ter deixado alguns usuários na mão ou até mesmo preocupados.

Felizmente, na internet, é claro, existem outras opções de clientes, que podem substituí-lo e até mesmo trazer mais recursos. Para lhe ajudar a saber quais são os melhores clientes para baixar arquivos via torrent, o Olhar Digital preparou esta lista com opções para quem utiliza o Windows ou o Android nesta tarefa. Confira:

publicidade

-> WEB-DL, BDRip, DVDRip: entenda os termos que identificam torrents de vídeos

O uso do torrent é ilegal?

Embora a tecnologia do torrent esteja muitas vezes ligada a pirataria, vale lembrar que o uso do torrent não é ilegal. Ele é uma tecnologia P2P muito utilizada para a distribuição de arquivos legais, tais como distribuições Linux, ROMs de Android, programas open-source e outros.

publicidade

Assim, o uso de forma ilegal dele depende do usuário. Portanto, baixar arquivos de jogos, músicas, filmes e outros arquivos que possuam direitos autorais, sem a autorização dos artistas ou donos dos direitos da obra é crime. Feitas as devidas ressalvas, segue a lista de aplicativos:

Windows

qBittorrent

publicidade

A primeira opção da lista é um dos clientes mais leves para o Windows, apesar de ter todas as funções avançadas que outros grandes programas da categoria possuem. O aplicativo surgiu, no começo, como uma alternativa de código-livre do µTorrent que, com o passar do tempo, foi ficando mais pesado, além de ter se envolvido com polêmicas, como softwares que o acompanhavam durante a instalação.

Reprodução

publicidade

Dentre os seus recursos de destaque, o programa traz um sistema de buscas integrado para arquivos na internet, suportes a feeds RSS para a automação de downloads e uma interface web para controlar remotamente os downloads.

Tixati

Um dos programas que conta com a interface mais diferente da categoria é o Tixati. Apesar de parecer meio estranho no começo, uma vez que você se acostuma com a disposição dos menus do programa, ele se torna poderoso.

Reprodução

O grande diferencial dele fica justamente pelo seu baixo consumo de memória e por trazer apenas o necessário para os downloads. Assim, não espere encontrar algumas funções avançadas como a pré-visualização de arquivos sendo baixados. Apesar de sua simplicidade, os recursos mais avançados de outros clientes torrents estão presentes nele para garantir uma boa velocidade e controle dos seus downloads.

Deluge

A última opção da lista para Windows é um pouco mais pesada que os outros programas listados acima. Ainda assim, o grande poder de controle que ele oferece para seus usuários fazem valer a menção dele.

Reprodução

Além dos recursos padrões dos outros programas que listamos, o Deluge conquista seus usuários com a possibilidade de usar plugins para aumentar o seu número de funções. Com eles, é possível automatizar tarefas como mover downloads completos de pastas, definir limites de velocidades de acordo com o uso da internet, renomeio automático de arquivos e outros.

Android

Transmission

Famoso por ter sido adotado como o programa de torrents oficiais no Ubuntu, o Transmission está disponível para quase todos sistemas operacionais e, no Android, ele mantém a sua qualidade aliada a simplicidade.

Reprodução

Como diferenciais, o programa tem a possibilidade de deixar uma rede Wi-Fi específica apenas para o download de torrents e permite o seu controle remoto via internet, tal como é feito em clientes do Windows. Apesar de todos estes recursos, o Transmission ainda continua sendo um dos programas mais leves de sua categoria no Android.

Flud

Assim como o Transmission, o Flud é um cliente torrent que preza pela simplicidade. A sua maior vantagem fica na liberdade que ele concede ao usuário na hora de gerenciar os arquivos ou adicionar downloads a lista, uma vez que, muitos outros clientes de Android só permitem escolher onde o arquivo ficará salvo após o download ser completado.

Reprodução

Outro de seus diferenciais é o suporte a downloads em cartões SDs que usem outros formatos que não sejam o FAT32. E também, o suporte a downloads de forma sequencial, para que a sua conexão e o dispositivo não fiquem carregados com downloads simultâneos.