Convenhamos: é impossível não se sentir um pouco paranóico depois de todas as questões de privacidade e vazamento de dados em que o Facebook se meteu nesse ano. De qualquer forma, a plataforma social ainda está forte, com muitas pessoas participando ativamente nela. Portanto, vamos listar algumas dicas essenciais para ajudar você a se proteger na por lá.

1. Faça o download dos seus dados do Facebook

Como você provavelmente sabe, o Facebook tem estado no centro das atenções recentemente por todas as razões erradas, o que levou a um enorme sentimento de desconfiança e raiva em relação empresa. Naturalmente, ações estão sendo postas em prática para tentar fazer as coisas certas. Um pouco tarde demais, talvez? Portanto, é bom se prevenir.

Uma característica bem-vinda da rede social é a capacidade de baixar seus dados. Isso é algo que você pode fazer facilmente através do aplicativo.

Para isso, vá para Configurações. Clique em “Suas informações do Facebook” e, em seguida, escolha “Baixar suas informações” para fazer uma cópia dos seus dados . Você pode escolher o que deseja baixar: mídias, comentários, publicações, páginas que curtiu (a lista é imensa) ou pode escolher simplesmente tudo. Também é possível selecionar um intervalo de datas. Se fizer isso, o download pode demorar cerca de meia hora ou mais, dependendo do seu nível de interação. Mas, com o arquivo em mãos depois do download, você pode revisar todas suas publicações, desde o dia em que se inscreveu na rede social.

publicidade

Reprodução

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login

2. Revise sua privacidade

Não há melhor momento para fazer uma verificação de privacidade. Além de marcar quem pode ver suas postagens e informações, você também pode conferir em quais outros aplicativos você está conectado via Facebook. Eu fiquei surpreso ao me ver conectado a diversos apps que eu nunca tinha ouvido falar. E a boa notícia é que podem ser facilmente removidos usando o menu.

Vá para Configurações; Toque em “Privacidade”; agora escolha um dos itens que deseja ver e inicie o processo.

Reprodução

3. Limite suas postagens antigas

Se você usa o Facebook há muito tempo, é possível ter inúmeras postagens e uma lista de amigos, incluindo pessoas que você nem conhece, velhos amigos, ex-colegas, familiares e assim por diante. Por isso, é útil revisar as configurações a seguir.

Clique em configurações e vá até Privacidade.  Agora escolha o item “Limitar o público para publicações que você compartilhou…”. Agora pode ativar a revisão de tags antes que elas apareçam na linha do tempo, além de limitar as postagens anteriores de uma só vez, caso você tenha algumas postagens públicas escondidas em algum lugar.

Reprodução

4. Desativando o reconhecimento facial

Você pode até não saber que esse “recurso” existe. O Facebook afirma que o reconhecimento facial é utilizado para combater perfis falsos ou para alertar os usuários quando uma nova foto / vídeo foi carregada, mesmo que eles não tenham sido marcados. No entanto, é difícil confiar na rede social com dados tão sensíveis, considerando os constantes escândalos e vazamentos de privacidade em torno da empresa. Veja como desativar essa funcionalidade:

No desktop, clique em Configurações e, no menu da esquerda, escolha “reconhecimento facial”. Agora basta escolher a opção não.

No app do smartphone, o caminho é um pouco diferente: Toque no botão Menu (3 linhas horizontais) que está no canto superior direito. Role para baixo até “Configurações e privacidade”. Selecione Configurações. Role para baixo até a seção Privacidade e toque em Reconhecimento facial. Agora selecione a opção “Não”.

Reprodução

5. Crie alertas de login

Se você está preocupado com a possibilidade de alguém invadir sua conta, configure alertas de login com apenas alguns cliques para ficar em paz. Ao clicar em “Configurações”, escolha a opção “Segurança e login”, no lado esquerdo da tela. Agora, role para baixo até aparecer a opção “Receber alertas sobre logins não reconhecidos” e escolha como você deseja receber as notificações.

Reprodução
Curtiu as dicas? Deixe dúvidas e sugestões nos comentários abaixo.