O OneDrive é o serviço oficial da Microsoft que acompanha o sistema Windows para que seus usuários tenham facilidade em subir arquivos para a nuvem. Apesar de toda sua utilidade, muitas vezes o Windows, por causa dele, acaba tendo um alto consumo de disco e memória, que deixam a máquina lenta.

Esta situação só é observada ao se monitorar os processos do sistema pelo Gerenciador de Tarefas, mas existem algumas soluções para parar este problema ou apenas amenizá-lo. A seguir, veja como resolver o problema do alto consumo de disco e memória causado pelo OneDrive no Windows 10:

publicidade

Desabilitando o OneDrive por completo

Se você realmente não usa o OneDrive, a melhor solução é parar o serviço por completo no Windows. Mesmo ele podendo ser desinstalado pelas configurações do sistema, algumas precauções extras podem ser tomadas para que ele realmente não entre em ação por conta de outros processos. Confira:

publicidade
  1. Aperte as teclas “Win + R” para abrir o “Executar” e entre com o comando: gpedit.msc;

    Reprodução

  2. Em “Configuração do computador”, entre em “Componentes do Windows” e localize o “OneDrive” na lista ao lado. Dê um clique duplo nele;

    Reprodução

  3. Agora, dê um clique duplo em “Impedir o uso do OneDrive para armazenamento de arquivos”;

    Reprodução

  4. Marque a opção “Habilitado” e clique em “Aplicar > Ok”;

    Reprodução

  5. Reinicie o computador.

Agora que a sincronização dele já está parada, ele já não deve mais consumir recursos de disco da sua máquina. Ainda assim, caso queira remover ele por completo do Windows 10, é preciso fazer mais um pequeno passo:

  1. Aperte as teclas “Win + I” para entrar nas “Configurações” do Windows e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Procure pelo “Microsoft OneDrive” e utilize a opção “Desinstalar”.

    Reprodução

Opção para quem deseja manter o OneDrive

publicidade

Se você utiliza o OneDrive, mas anda sofrendo com o problema mencionado acima, existem outras soluções. Primeiro, você deve realizar os passos para “Desabilitar o OneDrive por completo.Após ter feito isto, a opção fica por utilizar o cliente do OneDrive que está disponível pela loja do Windows 10, que pode ser acessado por este link.

Apesar de ter a mesma funcionalidade do cliente original, esta versão é um pouco diferente da que acompanha o Windows e usuários relatam que ela consome menos recursos, afetando menos a performance do seu computador.

publicidade