A procura de emprego sempre é uma tarefa complicada, mas existem alguns sites especializados para ajudar nesta missão. De olho neste mercado, o Facebook lançou no Brasil a plataforma Facebook Jobs. Gratuita, ela pode ser acessada através de computadores ou celulares com Android e iOS, necessitando apenas do seu cadastro normal da rede social para ser utilizada. Veja agora como encontrar vagas de emprego pelo Facebook.

No computador

A plataforma no computador é acessada através do menu explorar na opção “Empregos”. Ao ser aberta, ela apresenta uma interface bem similar ao feed de notícias que encontramos em nosso perfil pessoal. Veja:

  1. Em “Explorar”, clique na opção empregos, ou acesse o Facebook Jobs através deste link:
  2. Reprodução
  3. Na coluna da esquerda, defina a localização, área de atuação e tipo de emprego ou procure uma vaga através do campo de busca;

    Reprodução

  4. Quando encontrar uma vaga de seu interesse, clique no botão “Candidatar-se agora”;

    Reprodução

  5. Preencha as informações com os seus dados e clique em “Enviar”.

    Reprodução

Caso você tenha uma empresa vinculada ao seu perfil e esteja a procura de um profissional, basta utilizar a opção “+ Publicar vaga de emprego” e preencher as informações necessárias.

publicidade

No celular

Se você já possui o aplicativo da rede social instalado no celular, não é necessário fazer nenhum download extra. A opção para acessar o Facebook Jobs pode ficar um pouco escondida, mas confira como você pode acessá-la:

  1. Abra o aplicativo do Facebook;
  2. Clique no ícone representado por “três linhas” conforme mostra a imagem abaixo, e procure por Empregos”. Ele pode estar escondido dentro da opção “Ver mais”;

    Reprodução

  3. Na parte superior do aplicativo, faça a busca por uma vaga, ou se preferir defina a localização, área de atuação e tipo de emprego na parte de baixo;

    Reprodução

  4. Quando encontrar uma vaga de interesse, dê um toque nela e utilize a opção “Candidatar-se agora”.

    Reprodução

O processo no celular é bem similar ao que ocorre no PC, entretanto, a ferramenta vem com alguns extras como a possibilidade de salvar uma vaga para consultá-la posteriormente em um horário mais conveniente.

Independente de ter realizado a candidatura em uma vaga pelo computador ou celular, nenhuma informação referente a esta atividade será postada em seu perfil, lhe garantindo privacidade.