Perder uma mensagem importante no WhatsApp pode render bastante dor de cabeça a muita gente. No entanto, quem não tem um telefone com LED de notificações, pode usar outro componente para alertar sobre a chegada de novas conversas: o flash da câmera traseira. Basta usar um aplicativo para Android disponível gratuitamente na Play Store.

Caso tenha dificuldade de configurá-lo, o Olhar Digital preparou um tutorial completo com o passo a passo para usar o Alertas do Flash. O programa funciona ainda com outros aplicativos e notificações importantes do celular, não ficando restrito ao WhatsApp. Confira:

  1. Faça o download do aplicativo Alertas do Flash na Google Play;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, conceda as permissões que julgar necessária;

    Reprodução

  3. Agora, na tela inicial do aplicativo, clique em “Selecione Apps” e habilite o “Alertas de flash” na lista.

    Reprodução

Agora que as primeiras permissões já estão devidamente configuradas, você pode pedir para o “Alertas do Flash” monitorar as notificações do WhatsApp. Para isto, siga este simples passo:

  1. Abra o aplicativo “Alertas do Flash”, vá em “Selecione Apps” e habilite o WhatsApp.

    Reprodução

Pronto, agora, toda vez que você receber uma notificação no WhatsApp, o flash da câmera de seu aparelho irá acender.

publicidade

Outras configurações do programa

Como você deve ter visto na tela inicial do programa, o “Alertas do Flash” não funciona apenas para o WhatsApp. Por padrão, como exemplo, ele já se configura automaticamente para que o flash seja aceso ao receber chamadas e mensagens SMS. Caso não queira que isto ocorra, basta deixar a sua tela inicial desta maneira.

Reprodução

Na opção de “porcentagem de bateria”, por exemplo, é possível fazer o Flash do celular piscar quando ela estiver acabando. Para isto, você só precisará definir a porcentagem desejada para o alerta.

Reprodução

Já na parte de selecionar apps, assim como foi feito no WhatsApp, também é possível configurar o flash para acender ao receber notificações de outros aplicativos. Dessa forma, você já tem como saber que recebeu uma notificação através do flash do aparelho.