Usar o celular sem conexão a uma rede Wi-Fi é sempre uma preocupação do ponto de vista do consumo de dados. Felizmente, o Android conta com funções que ajudam a controlar o gasto do pacote de internet, mas que nem sempre estão devidamente configuradas.

Veja abaixo alguns ajustes que podem ser feitos para poupar o seu plano de dados no celular que roda o sistema operacional do Google. Em alguns casos, as modificações exigem a instalação de aplicativos.

Redução do uso de dados no navegador

Ao utilizar um browser para navegar em páginas da internet, você está constantemente gastando dados. A função de redução do uso de dados fora no Wi-Fi não vem ativa por padrão e pode ser uma boa alternativa. Confira como ativar este recurso no Chrome:

publicidade
  1. Abra o “Google Chrome” e clique no ícone representado por “três pontos”;

    Reprodução

  2. Entre em “Configurações” e habilite o modo de “Economia de dados”.

    Reprodução

Apesar deste processo ter sido demonstrado no Google Chrome, a maioria dos navegadores atuais possui uma função similar. Elas geralmente são ativadas da mesma maneira, dentro do menu de configurações do aplicativo, mas podem apresentar outro nome.

Limitar o uso de dados em segundo plano

Para emitir notificações, os aplicativos instalados no celular requerem uma conexão com a internet. Portanto, se você está fora de uma rede Wi-Fi, eles consomem boa parte do plano de dados. Veja como limitá-los:

  1. Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Selecione um dos apps e vá em “Dados móveis”;

    Reprodução

  3. Desabilite a opção “Permitir uso de dados em segundo plano”.

    Reprodução

Dessa forma, os aplicativos só executarão processos que peçam conexão quando abertos e conectados ao Wi-Fi.

Usar mapas off-line

O Google Maps acompanha o Android nativamente e é uma das opções favoritas dos usuários para obter rotas e outras informações sobre lugares. Siga estes passos para poupar dados no app:

  1. Abra o “Google Maps” e clique no ícone representado por “três linhas”;

    Reprodução

  2. Clique em “Mapas off-line” e vá em “Selecione seu mapa”;

    Reprodução

  3. Defina a área deseja e toque em “Download”.

    Reprodução

Depois de salvos, os vídeos podem ser acessados nesta mesma área demonstrada acima sem a necessidade de uma conexão com a internet. O tamanho dos arquivos varia de acordo com a área abrangida.

Desabilitando sincronia de serviços desnecessários

Um processo que costuma rodar em segundo plano nos celulares se refere à sincronia de dados com serviços na nuvem. Às vezes, no Google, por exemplo, você pode não precisar que todas as suas informações sejam sincronizadas e, assim, pode salvar um pouco do seu plano de dados. Veja:

  1. Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Contas”;

    Reprodução

  2. Mais uma vez, clique em “Contas” e selecione um dos serviços da lista;

    Reprodução

  3. Desabilite os itens desnecessários.

    Reprodução

Aplicativos em versão Lite

Comumente chamados de Lite ou Go, apps deste tipo têm se popularizado por uma série de fatores. Além de consumirem menos espaço e memória dos aparelhos, o gasto de dados deles é consideravelmente menor do que nas versões tradicionais dos apps. Bons exemplos são os apps Facebook Lite, YouTube Go, Spotify Lite , entre outros. 

Como usar o Datally

Este aplicativo desenvolvido pelo Google também é uma ótima opção para quem está em busca de salvar a franquia de dados. Contando com recursos para monitorar e controlar os gastos, você ganhará mais autonomia sobre sua conexão. Siga estes passos:

  1. Ao abrir o aplicativo, toque em “Primeiros passos” e conceda a permissão necessária. Após isto, clique em “Abrir acesso ao uso”;

    Reprodução

  2. Na tela de “Acessar dados de uso”, conceda a permissão ao “Datally”;

    Reprodução

  3. Já de volta ao aplicativo, decida-se por deixar o envio de dados ao Google ativo ou não. Na tela seguinte, escolha a operadora que utiliza;

    Reprodução

  4. Clique em “Limite diário” e escolha o quanto de dados móveis poderão ser gastos por dia;

    Reprodução

  5. Por fim, clique em “Ativar” e em “Permitir”.

    Reprodução