Sendo amplamente usado pelo público brasileiro, o WhatsApp é hoje uma das principais formas de comunicação dentro do país. E, por isso, as conversas podem ficar esquentadas, com discussões que às vezes saem dos limites. E aí uma pessoa pode bloquear a outra.

Ser bloqueado no app de mensagens por si só é bem desagradável, mas pior ainda é viver com a desconfiança disso. No entanto, o próprio aplicativo dá alguns indícios de que você pode ter sido excluído pelo seu contato. As regras valem para qualquer smartphone, tenha ele Android, iOS, Windows Phone ou outros sistemas.

Para fazer isso, basta acompanhar alguns “comportamentos” do perfil do seu amigo no WhatsApp. Confira neste tutorial do Olhar Digital algumas dicas para saber se você foi bloqueado por alguém no WhatsApp.

Você não vê o “Visto por último” ou quando a pessoa está online

publicidade

Dependendo das suas configurações de privacidade do WhatsApp é possível ver qual foi a última vez que um contato abriu o aplicativo. Caso você tenha essa função ativada e não esteja vendo a informação no perfil do seu contato, trata-se de um bom indício. O mesmo vale para o status de “online”, especialmente quando tiver uma segunda conta do WhatsApp para conferir isso.

Antes de acusar a pessoa, porém, é bom ter em mente que o seu contato pode ter desativado a função de “Visto por último” recentemente e você não percebeu. Neste caso, o WhatsApp ainda continuará informando quando a pessoa está online no aplicativo.

Você não vê atualizações na foto de perfil da pessoa

Se no lugar da foto de perfil do seu contato aparecer uma imagem padrão cinza do WhatsApp, é possível que você tenha sido bloqueado. Afinal, quando a pessoa te impede de enviar mensagens para o seu perfil, o aplicativo automaticamente impedirá a visualização do avatar da pessoa.

Embora esta seja uma possibilidade muito remota, é possível que a pessoa esteja sem foto de perfil após trocar de celular. No entanto, é bem provável que você tenha sido bloqueado pelo seu contato mesmo, especialmente se não conseguir ver o recado (antigo Status) da conta do seu amigo.

As mensagens enviadas têm apenas um tique

Por padrão, o WhatsApp exibe dois tiques no canto inferior direito do balão de conversa. O primeiro significa que a mensagem foi enviada, enquanto o seguindo diz que essa foi entregue para o contato. Caso você só esteja vendo um desses sinais na conversa, é bastante provável que você tenha sido bloqueado.

Ainda sobre esse tópico, é preciso ter um pouco de cautela. Aguarde algumas horas para ver se o segundo tique não aparecerá novamente. Afinal, é possível que a mensagem não seja entregue por contas de instabilidades no servidor ou no celular da pessoa, embora isso tenda a se resolver em poucos minutos.

Você não consegue fazer ligações para a pessoa

O último passo para confirmar suas suspeitas de bloqueio é tentar fazer uma ligação do WhatsApp para o contato. Caso o telefone toque continuamente e ninguém atenda, são grandes a possibilidade que você tenha sido bloqueado. Afinal, o WhatsApp não completa a chamada caso a pessoa não queira conversar com você.

E o que mais?

Esses são os principais indícios para saber alguém te bloqueou no WhatsApp. Caso as suas suspeitas sejam confirmadas, vale a pena refletir sobre os possíveis motivos para que a situação tenha chegado a esse ponto. E é sempre bom destacar: nada justifica qualquer comportamento abusivo online e off-line.