Hoje em dia ter uma rede Wi-Fi em casa é essencial para utilizar qualquer dispositivo com internet e conforto. Entretanto, pela de rede se tratar de algo pessoal e conter dados importantes, é necessário tomar cuidado antes de compartilhar a senha dela com as visitas.

Felizmente, a maioria dos roteadores de hoje contam com uma opção de rede para visitantes, em que você pode alterar alguns parâmetros, deixando a ação deles um pouco mais limitada. A seguir, veja como criar uma rede Wi-Fi para visitantes.

publicidade

Obtendo o IP do roteador

Para fazer a configuração mencionada acima é necessário saber o IP do roteador para acessar o seu painel administrativo. Se você não sabe o IP do roteador, siga estes passos:

publicidade
  1. No menu iniciar, procure por “CMD” e abra o “Prompt de comando”;

    Reprodução

  2. Entre com o comando: ipconfig;

    Reprodução

  3. Anote o “IP do Gateway padrão”.

    Reprodução

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!

Criando a rede para visitantes

publicidade

Agora que você já possui o IP do roteador, será necessário acessá-lo como se fosse um site pelo navegador de sua preferência. O tutorial a seguir mostra como o processo é feito em roteadores da TP-Link e da D-Link. Veja:

TP-Link

publicidade
  1. Acesse a tela de configurações do roteador e utilize a palavra “admin” como login e senha. Caso não funcione, consulte o manual do seu aparelho ou procure no próprio dispositivo pelas credenciais dele;
  2. Na tela inicial, clique em “Guest Network”;

    Reprodução

  3. Por fim, configure a rede com as opções que desejar conforme mostra a imagem abaixo. Clique em “Save”.

    Reprodução

D-Link

  1. Acesse a tela de configurações do roteador utilizando a palavra “admin” como login e deixe o campo da senha em branco. Caso não funcione, consulte o manual do seu aparelho ou procure no próprio dispositivo pelas credenciais dele;
  2. Na tela principal do roteador, entre na guia “Advanced” e vá em “Guest Zone”. Então, realize as configurações conforme sugere a imagem abaixo.

    Reprodução

Independentemente da marca do roteador, a rede criada para os visitantes pode ser desabilitada no mesmo lugar em que foi configurada. Roteadores de outras marcas também podem possuir este recurso, mas o nome das funções e a disposição acaba sendo diferente.