O Powerpoint é até hoje um dos programas mais utilizados para a criação de apresentações em slides devido a sua facilidade de uso. Entretanto, é cada vez mais comum usar arquivos em PDF para fazer uma apresentação sem precisar do Office, além de outras vantagens que este formato oferece. Veja abaixo como realizar a conversão entre estes dois formatos.

De PPT para PDF

publicidade

Para a conversão de um arquivo que está no formato PPT ou PPTX, existem duas opções: a primeira forma pode ser feita no próprio PowerPoint, já a segunda é feita com um serviço online que traz mais recursos. Primeiro, seguem os passos com o PowerPoint:

  1. Abra o arquivo PPT no PowerPoint;
  2. Clique em “Arquivo” e vá em “Salvar como”;

    Reprodução

  3. Agora, ao clicar em “Procurar”, selecione o “PDF“ como tipo de arquivo e salve-o.

    Reprodução

Se você não tem o PowerPoint na máquina, veja agora como realizar essa mesma conversão com um serviço online:

publicidade
  1. Acesse o site SmallPDF;
  2. Vá na opção “PPT to PDF”;

    Reprodução

  3. Clique em “Choose file” e escolha o arquivo a ser convertido;

    Reprodução

  4. Quando o processo de conversão for finalizado, clique em “Download file now” e salve o seu arquivo.

    Reprodução

Depois que a conversão está realizada, o serviço também traz ferramentas para separar o arquivo em partes ou compactá-lo para economizar espaço. Se você possuir uma conta no Dropbox ou Google Drive, também é possível fazer o upload direto de suas conversões para eles.

De PDF para PPT

publicidade

A conversão de um arquivo em PDF para PPT só pode ser realizada através de serviços online ou com programas de terceiros. Infelizmente, o PowerPoint não consegue abrir arquivos PDF. Então, para esta conversão, basta seguir os mesmos passos feitos com o site SmallPDF acima neste artigo, porém utilizando a opção “PDF to PPT”.

Reprodução

publicidade

Ao final do processo, neste caso, você só terá a opção de fazer o download do arquivo ou salvá-lo na nuvem. Não é possível fazer uma compactação ou qualquer edição no arquivo com o serviço.