Um emulador de Android é um programa que serve para simular a experiência de executar o sistema operacional móvel do Google, ou aplicativos feitos para ele, dentro de um outro sistema de computador, como o Windows, por exemplo.

O Android conta com muitos aplicativos e jogos exclusivos, que não possuem versões para outras plataformas. Se o seu celular não dá conta do recado ou você não tem um aparelho com a plataforma do Google, uma alternativa interessante é rodar um emulador do Android no Windows.

publicidade

A seguir, confira esta seleção do Olhar Digital com os melhores emuladores de Android para Windows. Nela, você encontrará as principais vantagens e desvantagens de cada aplicativo para saber qual deles se aplica melhor à sua necessidade.

-> 40 aplicativos grátis (ou não) que você precisa experimentar para Android e iOS

publicidade

MUMU

O Mumu é um dos emuladores mais atuais do Android, sendo que ele é desenvolvido pela NetEase, conhecida por seus jogos mobile como o Cyber Hunter e o Survival Heroes. Dessa forma, tendo o seu foco mais voltado para games, o emulador possui um bom desempenho para eles e algumas funções úteis como o mapeamento de botões para o teclado e controles.

publicidade
Reprodução

Apesar de ser desenvolvido pela NetEase, o emulador não fica restrito a rodar os jogos da desenvolvedora e consegue executar praticamente qualquer jogo mais atual do Android.

KOPlayer

publicidade

Novato nos programas desta categoria, este emulador vem sendo considerado a melhor opção para rodar jogos do Android no computador. Sua configuração é fácil e ele possui dois perfis: um para computadores com configurações modestas e outro para máquina mais potentes.

Um dos pontos positivos do programa é que ele já vem com o root ativado, tornando-se uma opção ideal para quem precisa fazer alterações mais complexas no Android. Se precisar desabilitá-lo, o processo pode ser feito facilmente dentro das configurações do programa.

O ponto negativo do programa vai para os aplicativos pré-instalados dentro do Android e também para algumas propagandas dele, mas que não chegam a ser invasivas.

Bluestacks

Este emulador do Android é mais acessível que as outras opções. Logo após a instalação, ele dispensa configurações complexas e já está pronto para uso. Um de seus atrativos é a integração com o Windows, como por exemplo os arquivos APK que se associam a ele para uma fácil instalação. A versão do Android emulada nele é a Nougat (7.0).

Muito utilizado para rodar jogos, a desvantagem deste programa vai para a quantidade de processamento que ele requer e pelas propagandas apresentadas nele.

Remix OS Player

A última das opções oferece um Android diferente do que você está acostumado a ver nos celulares. Aqui, o sistema do Google é modificado para o uso em PCs, assim, a usabilidade dele parece mais natural do que nas outras opções em que você está emulando toques touch.

Por essas adaptações, este player é indicado para quem está querendo utilizar aplicativos do Android. Mesmo servindo para jogos, você notará certa lentidão em títulos pesados. Outra desvantagem deste app é o fato de ele não receber atualizações há algum tempo. Ainda assim, vale a pena testá-lo; ele traz uma experiência única e ainda atende ao uso dos principais aplicativos do momento.

Android Studio

Ele não é exatamente um emulador, mas pode funcionar como um. O Android Studio é uma ferramenta fundamental para desenvolvedores testarem suas criações no Android, e é o único software do tipo para Windows com suporte oficial do Google.

Apesar da interface ser um pouco complexa para quem não entende de desenvolvimento, o Android Studio consegue rodar aplicativos diversos do sistema do Google no Windows, funcionando, assim, como um potente emulador de Android para PCs.